Google lança detector de fraude. O Google anunciou um novo recurso de detecção de fraudes para o aplicativo Pixel Phone.
Com tecnologia de inteligência artificial, o recurso agora ajuda usuários a se protegerem contra golpes telefônicos de forma prática e segura. Embora atualmente disponível apenas em versão beta para usuários dos EUA, a empresa planeja expandir o recurso para outros dispositivos Android.
Como Funciona o Detector de Golpes por IA
Anunciada no evento Google I/O 2024, essa tecnologia utiliza IA avançada para analisar o áudio de chamadas recebidas.

Se o sistema detectar sinais de uma possível fraude, ele alerta o usuário diretamente na tela do aplicativo. Por exemplo, caso uma chamada alegue ser de uma instituição bancária e exija uma transferência urgente, o sistema identifica o risco e emite um alerta visual. Dessa forma, o usuário pode decidir se atende ou recusa a chamada suspeita.
Processamento Local e Proteção de Privacidade
Para garantir a privacidade, o processamento ocorre no próprio dispositivo, sem enviar dados para a nuvem. No Pixel 9, o recurso usa o modelo de IA Gemini Nano; já em versões anteriores, ele utiliza outros modelos de IA desenvolvidos pelo Google. Assim, os usuários têm a certeza de que informações sensíveis não estão sendo enviadas para servidores externos.
Segurança Extra para Usuários do Pixel
Além do detector de fraudes, o aplicativo de telefone dos dispositivos Pixel conta com a função Call Screen, que atende chamadas suspeitas automaticamente. Com essa opção, o usuário sabe quem está ligando antes mesmo de interagir com a chamada. Para habilitar o detector de fraudes, os usuários da versão beta devem acessar as configurações do aplicativo e ativá-lo manualmente.
Fonte: Techradar
Samsung Galaxy Z Flip FE pode vir com chip poderoso dos Galaxy
Deixe um comentário